quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Aproxima-se o Natal!! Vejam alguns exemplos de diferentes tradições gastronómicas

As festas de final de ano têm algo em comum em quase todo o mundo: as famílias procuram reunir-se para cear e confraternizar. Mas em cada região, a população trata de adaptar as ementas às características da gastronomia local.
Na França, a ementa pode incluir ganso e bolinhos de trigo-sarraceno com creme de castanhas. Na Alemanha, os pratos são feitos à base de carne de porco, salada de macarrão e linguiça branca. Na Itália a tradição recomenda peixe, linguiça de porco e peru recheado com castanhas na ceia de Natal.
Para comemorar o Natal, os russos incluem na ceia um mingau chamado “kutya”, feito de grãos de trigo e outros ingredientes que simbolizam esperança e longevidade. No Oriente, japoneses e chineses concentram-se na comemoração do Ano Novo; é feriado durante três dias. Na mesa, sopa de feijão com massa de arroz amassado, legumes e peixe cru. Os pratos para esta época representam longevidade e prosperidade. No Brasil a grande variedade de frutas e legumes cultivados pode enfeitar pratos típicos das festas de Natal e Ano Novo com um toque tropical tupiniquim, como o peru, o chester, tornando-os mais admiráveis e saudáveis
É impressionante e admirável a diversidade de tradições que existem por todo o mundo para a comemoração destas épocas festivas, mas manter a tradição não significa que devemos esquecer os nossos princípios nutricionais... É sempre bom inovar e surpreender!!!

Sem comentários: